segunda-feira, 13 de maio de 2013

13 de maio. As 5 mais lidas no Twitter @odiahoje

Arnaldo Jabor só pode escrever seus artigos e dar suas palestras 
tão bem remuneradas porque vivemos numa democracia plena

O mundo de Jabor
Um “dissidente soviético” com vida de escandinavo

POR PAULO NOGUEIRA, VIA DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO

O mundo de Jabor, a julgar pelos seus textos, é sombrio. Nele, o Brasil “está evoluindo em marcha à ré”, para usar uma expressão de uma coluna.

“Só nos resta a humilhante esperança de que a democracia prevaleça”, já escreveu ele.

Bem, vamos aos fatos. Primeiro, e acima de tudo, se não vivêssemos numa democracia plena os artigos de Jabor não seriam publicados e ele não teria vida tão tranquila para fazer palestras tão bem remuneradas em que expõe às pessoas seu universo gótico, em que brasileiros incríveis como ele devem se preparar para a guerra caso queiram a paz. Esta é outra expressão de um texto dele. Leia mais.


Gênio genial
Autista de 14 anos faz mestrado em física quântica

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Aos dois anos de idade, o jovem americano Jacob Barnett recebeu diagnóstico de autismo, e o prognóstico era ruim: especialistas diziam a sua mãe que ele provavelmente não conseguiria aprender a ler nem sequer a amarrar seus sapatos.

Mas Jacob acabou indo muito além. Aos 14 anos, o adolescente estuda para obter seu mestrado em física quântica, e seus trabalhos em astrofísica foram vistos por um acadêmico da Universidade de Princeton como potenciais ganhadores de futuros prêmios Nobel. Leia mais.


Sociólogo lança livro
“Lula deu certo e a mídia errou”, diz Emir Sader

FONTE: BRASIL 247

Sociólogo que lança nesta segunda-feira, em São Paulo, o livro "10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil" diz, em entrevista exclusiva ao 247, que este é um "bom momento" para se fazer um balanço da gestão Lula, segundo ele, "um governo que deu certo", mas que a imprensa tratou de forma "equivocada". Para Emir Sader, o julgamento do chamado 'mensalão' não foi o maior caso de corrupção do País, como diz a mídia, e sim as privatizações de FHC. "Claramente é uma manipulação", afirma. Leia mais.


Inscrições pela web começam hoje
Confira 54 perguntas e respostas sobre o Enem

FONTE: UOL

O que é o Enem?
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova aplicada anualmente pelo MEC (Ministério da Educação), por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O exame é composto de 180 questões mais uma redação -- ele é realizado em dois dias de prova, no segundo semestre. Criado em 1998, o Enem era uma prova para diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, ele ganha mais uma função de destaque: selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais.



Em Minas Gerais
Jovem de 16 faz roleta-russa diante da família e mata mãe

FONTE: G1

Uma mulher morreu após ser atingida por um tiro no peito na noite deste sábado (11) em Montes Claros (MG). O autor do disparo, segundo a PM, é um menor de 16 anos que é filho da vítima. A família estava reunida na sala da casa quando o menor chegou com uma arma dizendo que iria fazer roleta-russa com a mãe, o que ocasionou o disparo que atingiu a vítima.   Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário