sábado, 20 de abril de 2013

O Brasil do biombo


Atraso, sexo, gays e o que você faz quando ninguém vê

POR FLÁVIO ARANTES

O Brasil é vizinho de dois dos 12 únicos países do mundo onde o parlamento legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo: Argentina e Uruguai. Tive a chance de viajar várias vezes para ambos. Sempre me impressiona o nível cultural dos portenhos. Os taxistas se interessam pelo Brasil, discutem política e economia com você, têm opiniões muito sólidas. E taxistas são um bom termômetro da realidade de um país. O mesmo vale para os uruguaios, com a diferença de serem mais simpáticos.

O Fórum Econômico Mundial divulgou no último dia 11 seu Relatório de Tecnologia 2013. É imenso, detalhado. 409 páginas traçam um raio x profundo sobre o status tecnológico de 144 países. Reproduzo abaixo 10 rankings de educação, acesso a internet e redes sociais. Com exceção deste último e outro em que ficamos à frente da Argentina, o Brasil perde em todos para argentinos e uruguaios. Em alguns, de lavada.

E por que educação e internet? São dois ótimos indicadores do nível de conhecimento e acesso a informação de um país. E quanto mais educada e informada for uma nação, mais propenso seu povo estará para aceitar as diferenças.

O Brasil que não é assim explica muito a homofobia que reina nestas terras, decifra uma verdade de biombo que dá chances para deputados apresentarem projetos para “curar” gays, faz com que homossexuais sejam espancados e mortos Brasil afora com o mínimo de reação popular. E por aí vai.

O STF já aprovou. Na última sexta, o Rio se tornou o 11º estado brasileiro a autorizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Um avanço, sem dúvida. Mas por que a dificuldade de uma lei nacional? A maior nação católica do mundo, a influência das bancadas religiosas, destaque para a evangélica, falam muito. O G1 chegou a tirar do ar uma enquete após o pastor Silas Malafaia mobilizar os cristãos para votar contra.  

Tenho parentes e amigos gays. São pessoas alegres, alto astral, divertidas, profissionais responsáveis. Por que importa tanto com quem eles se deitam? Para Wilhelm Reich, um dos maiores nomes da psicanálise, a liberação sexual traz uma sensação de liberdade interna, que conduz a outras formas de ser livre.

Opinião minha: esta liberdade que a maioria dos gays conquista, de um jeito consciente ou inconsciente, induz à inveja de uns, torna ainda mais insuportável a condição de trancafiados no armário de outros. E aí, pouco educados e informados, só resta a malhação ou o silêncio ressentido, a negação como resposta a suas angústias, medos e culpas.

É como diz uma música do Capital Inicial: “o que você faz quando ninguém te vê fazendo. Ou o que você queria fazer se ninguém pudesse te ver”.

BRASIL X ARGENTINA E URUGUAI
A posição de cada país no relatório do Fórum Econômico Mundial

Taxa de escolarização do ensino superior
21 Argentina
31 Uruguai
83 Brasil

Qualidade das escolas de gestão
34 Argentina
52 Uruguai
54 Brasil

Qualidade do sistema educacional para atender uma economia competitiva
89 Argentina
107 Uruguai
116 Brasil

Qualidade do ensino de matemática e ciência
115 Argentina
118 Uruguai
132 Brasil

Taxa de alfabetização de adultos
46 Uruguai
50 Argentina
85 Brasil

Usuários de internet
53 Uruguai
60 Argentina
62 Brasil

Domicílios com PC
54 Uruguai
59 Argentina
64 Brasil

Usuários de Internet banda larga fixa
45 Uruguai
54 Argentina
63 Brasil

Usuários de Internet banda larga móvel
51 Uruguai
53 Brasil
72 Argentina

Uso de redes sociais
47 Brasil
48 Argentina
56 Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário